LEDERACH E O XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO

Ocorreu na cidade de Lima, Peru, de 23 a 26 de setembro o XI Congresso Internacional de Mediação e o I Congresso Nacional da Paz. A conferência magistral foi de Paul Lederach com o tema do TRANSFORMACIÓN DE CONFLICTOS, DIÁLOGO Y MEDIACIÓN.


Embora Paul, em diversos trabalhos e livros, venha discorrendo sobre os desafios na construção da paz, colocando como os principais o da polarização, o de construir espaços de articulação estratégica e construtiva , assim como o de sustentar processos de mudanças não violentas, seu viés na exposição foi o da liderança.


A partir da polarização, Lederach propôs como reflexão qual é o tipo de liderança necessária quando estamos em meio à polarização. E, mais, o que significa uma liderança transformativa. E chegou à conclusão que a habilidade pessoal necessária é manter uma qualidade de presença. E, para isso, trouxe exemplo do líder campesino Jose Vargas, líderes do Nepal, do Quênia que atuaram em suas comunidades em momentos de crise, evitando massacres e dando força aos grupos para transformar o conflito em possibilidade de diálogo e entendimento. 
A liderança ,segundo Lederach, se faz por pequenos, por gente comum que têm sabedoria de vida e coragem. 

O líder encarna todo o ser, o verdadeiro líder “sente-se movido nas entranhas”, é capaz de viver o que o outro vive. E a compaixão, tema que também seria centro da fala de Marinês Suares, foi o enfoque destacado por Lederach como essencial ao líder. O líder precisa ter compaixão e ser capaz de manter a confiança do grupo e desenvolver a imaginação coletiva de saber quem é que vai manter tudo conectado pelo interesse maior do próprio grupo.

John Paul Lederach é reconhecido internacionalmente como conciliador e mediador e atua há mais de 20 anos em uma ampla gama de conflitos desde a Nicarágua até a Somália, Irlanda do Norte, Tajiquistão e Filipinas. Oferece extenso apoio aos esforços de conciliação internacional na América Latina, Ásia, África e Ásia Central, bem como na América do Norte. Vem trabalhando no campo da transformação de conflitos e construção da paz como consultor, instrutor e mediador também no âmbito de comunidades. É professor de Construção da Paz Internacional no Joan B. Institute of International Peace Studies da Universidade de Notre Dame e professor emérito do Center for Justice and Peace Building da Eastern Mennonite University. É autor e coautor de mais de 15 livros e manuais em inglês e espanhol. Suas teorias sobre métodos de resolução de conflitos com fundamento na cultura e saberes locais tem exercido grande influência no campo de ciência política, estudos da paz e relações internacionais. Lederach é doutor em Sociologia (com ênfase em Conflito Social) pela Universidade do Colorado.