Quanto mais cedo um caso for encaminhado à mediação, melhor, de acordo com a primeira análise empírica da mediação nos tribunais de Cingapura.


Por Sim Shuzhen
Escritório de Pesquisa e Transferência de Tecnologia da SMU – Um novo estudo de pesquisadores da Singapore Management University (SMU) identificou três fatores cruciais que influenciam a probabilidade de um caso ser resolvido por meio de mediação.
Segundo o estudo, a ser publicado na edição de primavera de 2018 da Harvard Negotiation Law Review, os tribunais devem considerar o momento de encaminhamento, a fase do litígio e o nível de contencioso entre os disputantes ao decidir se deve ou não encaminhar disputas civis para mediação.   
O primeiro de seu tipo em Cingapura, o estudo, intitulado “Como os tribunais devem saber se uma disputa está pronta e adequada para a mediação?” Uma análise empírica do encaminhamento dos tribunais cíveis para a mediação em Cingapura, foi conduzida pelos professores assistentes Dorcas Quek Anderson e Eunice Chua, da SMU School of Law, e financiados pelo Singapore Judicial College. A equipe de pesquisa também incluiu a Sra. Ngo Tra My, da Universidade Nacional de Cingapura.

Há uma falta de consenso em todo o mundo sobre o momento certo

Com a mediação se tornando uma alternativa cada vez mais aceita e popular ao litígio, os juízes e oficiais de justiça em Cingapura avaliam regularmente a prontidão e a adequação das disputas por mediação antes de incentivar os advogados e seus clientes a considerarem o processo. No entanto, há uma falta de consenso em todo o mundo sobre o momento “certo” ou estágio em um caso para tentar a mediação, bem como sobre quais fatores contribuem para resultados de mediação bem-sucedidos.  
Para abordar essas questões de forma empírica, os pesquisadores realizaram uma análise estatística rigorosa sobre os dados dos registros eletrônicos de casos civis em Cingapura, bem como sobre os dados da pesquisa coletados pelo Centro de Mediação de Cingapura.
Eles descobriram que o momento do encaminhamento, o estágio do caso no encaminhamento e o nível de litigiosidade entre os disputantes tiveram um impacto coletivo sobre a probabilidade de solução de uma disputa na mediação. Atrasar o tempo de encaminhamento de um caso para mediação em um mês resulta em um declínio de 3% na probabilidade de liquidação. A fase do litígio também é importante. Os casos encaminhados à mediação em um estágio anterior – no final das alegações – eram mais prováveis ​​de serem resolvidos do que os casos que já haviam avançado para a fase interlocutória ou pré-julgamento. Finalmente, um nível mais alto de contencioso entre os disputantes, medido pelo número de solicitações contestadas antes do julgamento, também foi associado a uma queda na probabilidade de liquidação.

Outros fatores que afetam o sucesso da mediação incluem um quantum mais baixo da afirmação, bem como características do próprio processo de mediação, como o tempo necessário para completar a mediação e se o mediador é legalmente treinado, descobriu o estudo.
Essas descobertas sugerem que os tribunais não devem se concentrar apenas no momento e no encaminhamento, mas também devem ampliar sua avaliação para incluir outros fatores descobertos pelo estudo que indiquem a prontidão de uma disputa por mediação, dizem os pesquisadores.
“Ao lançar luz sobre os fatores importantes que afetam o resultado do acordo e os níveis de satisfação das partes em relação ao processo de mediação, esperamos que este estudo ajude a informar as políticas e práticas dos judiciários em Cingapura e em outros lugares”, diz o professor Chua. “É apenas através de uma abordagem mais diferenciada que os benefícios da mediação no contexto do litígio podem ser maximizados.”
“Estamos muito gratos pelo apoio gentil da Faculdade Judiciária de Cingapura, da Suprema Corte, dos Tribunais Estaduais e do Centro de Mediação de Cingapura”, disse o professor Quek Anderson. “Este estudo não teria sido possível sem a assistência e colaboração com a universidade.”

Goh Lijie (Ms)
Escritório de Pesquisa e Transferência de Tecnologia

https://research.smu.edu.sg/news/smuresearch/2018/aug/02/early-mediation-leads-better-outcomes-study-says
*Material encaminhado pela CentroMediar