É fácil falar em mediação quando há uma lei e um novo Código de Processo Civil que colocam, expressamente, a prevalência dos métodos de solução consensual de conflitos. Porém, antes disso, muitos foram os atos, falas e, até mesmo, decepções. Por isso, rendam-se homenagens àqueles que acreditaram antes de ver efetivado o sonho.
O nosso homenageado, Dr. Roberto Arriada Lorea, participou dos primeiros cursos realizados pela Corregedoria Geral da Justiça do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e pelo CNJ sobre mediação. Tive o privilégio de compartilhar com ele mesas de diálogo, em que parecíamos apenas sonhadores. Mas, o Dr. Lorea não se abateu diante das dificuldades e seguiu em frente, levando a mediação para diferentes espaços em que teve oportunidade de atuar. E, assim, tornou possível um plano piloto de mediação familiar no Foro do Partenon.
Por seu dinamismo, por sua dedicação à mediação, por seu testemunho de coleguismo, solidariedade, eficiência e por não desistir de contribuir em prol de relações mais plenas e humanas, fica a homenagem do NEM.
Um fraterno abraço,
Genacéia da Silva Alberton
Coordenadora do Núcleo de Estudos de Mediação (NEM )